gratidão

Tão em falta hoje em dia! Por que as crianças não conseguem ser gratas e sempre esperam mais e mais? Claro que a mesma pergunta vale para os adultos. Seguem algumas observações sobre isso.
O sentimento de gratidão surge muito cedo na criança (0 a 7 anos)- tem relação com aquele momento em que a criança recebe um copo de água quando tem sede, se sacia com a água e fica feliz. Tem alegria pelo prazer que sente. Surge junto com outra experiência: a confiança, a sensação de que o mundo é BOM.
Como hoje em dia os estímulos são excessivos, e as possibilidades de consumo infinitas, ao invés de dar cada vez mais para os nossos filhos temos que refrear nossos impulsos e valorizar o copo de água, cada pequena brincadeira, um passeio singelo até a praça, uma bolacha que fazemos junto com eles. A criança na verdade precisa de tão pouco para estar feliz! E nesse mundo maluco, cheio de incertezas, ainda temos que ressaltar aquilo em que é bom confiar. Na rotina do dia a dia, nos horários , nas pessoas próximas, no que tem de bom na vida.
Senão teremos sempre adultos inseguros, desconfiados e sem o sentimento da graça e da gratidão desenvolvidos.
Não adianta falar para a criança que ela não reconhece o que ela tem. Temos que participar junto com ela daquilo que a deixa alegre. E cultivar o que há de mais simples e verdadeiro.

Nenhum comentário: