pneumonias

Muitos pais me ligam perguntando se seu filho que está gripado pode estar com pneumonia. A pneumonia significa uma inflamação no tecido pulmonar e está associada muitas vezes a presença de algum vírus e algumas outras vezes a bactérias. Em geral a pneumonia surge por um acúmulo de secreção nas vias aéreas. O muco faz parte dos mecanismos de limpeza dos bronquios, ajudando a eliminar partículas de poeira que entram junto com o ar inspirado. O muco é em geral produzido em quantidades maiores nas pessoas alégicas e aumenta bastante em quadros gripais. Quando a quantidade de secreção é grande, pode haver um acúmulo em alguma área pulmonar , os tecidos em volta inflamam e microorganismos (vírus, bactérias) se multiplicam no local. Forma-se então a pneumonia-que é rara. A história comum então, é de uma criança que estava com algum quadro gripal, e que após alguns dias permaneceu com uma febre mais baixa, cansaço, tosse e prostração. Podemos ter situações de pneumonias sem nenhum desses sintomas, mas são mais raras.
É importante então tentarmos ajudar na eliminação de secreções excessivas com inalações, fisioterapia respiratória (tapotagem), vaporizador, ...-vide gripes.
Um antibiótico ajudará a conter uma eventual multiplicação excessiva de bactérias.
Evitar antitérmicos é bom pois a febre faz parte de nossas defesas e ajuda a melhorar o quadro.
Uma avaliação médica é muito importante, mas lembrem que se a criança estiver com gripe , tosse e febre, mas não estiver muito prostrada o diagnóstico mais provável para os primeiros 3 a 4 dias é de gripe mesmo.

Um comentário:

Guilherme disse...

Bom dia,
Meu filho tem 1 ano e 4 meses, quando ele tinha 7 meses ele teve uma pneumonia, mas ninguém acreditou pois ele estava bem comendo tudo ativo e sem febre alguma, foi internado e mesmo tomando medicamento na veia a pneumonia aumentou e teve que passar para um medicamento muito forte (não recordo o nome agora), passou 14 dias internado no hospital. No final do internamento ainda continuava com uma mancha e foi feito uma tomografia e a médica verificou que ele teve atelectasia. Depois disso ele foi liberado.
Hoje meu filho está novamente com pneumonia e do mesmo jeito que a anterior (não tem febre, não perde o apetite está ativo e muito bem, porém a médica dele está muito preocupada, pois não consegui interna-lo pois estou com um plano novo que ainda está em carência e os hospitais públicos não querem interna-lo pois dizem que ele está bem e que pode ser tratado em casa. Como a médica dele já o conhece e sabe o que aconteceu no passado que mesmo ele internado tomando medicamento a pneumonia continuou aumentando ela está muito preocupada. Passou uma injeção que ela mesmo aplicou e agora ele está tomando de 12h em 12h, ela me disse que o caso dele é grave pois nós não sabemos se o remédio vai agir bem. Na verdade estou desabafando, pois estou muito desesperada, pois meu bebê para muito bem, mas não está com o pumão nada bem. Eu choro dia e noite, já liguei para os hospitais para tentar interna-lo particular mas é muito caro e não tenho condições, já liguei para o plano de saúde e implorei, mas não adiantou nada a única coisa que disseram é que ele só pode ser internado em caso de acidente.
Vou ficando por aqui estou me sentindo melhor por ter contado para alguém o meu caso. Espero que você possa ler e me responder qualquer coisa.