gripes

As crianças pequenas estão amadurecendo seu sistema imunológico. Elas podem por esse motivo ficar mais vezes gripadas e com quadros febris. De cada gripe que a criança se recupera, existe um ganho e um aprendizado para sua imunologia. Assim como precisamos cair algumas vezes para aprender a andar de bicicleta, o corpo adoece algumas vezes durante essa fase de aprendizado. As gripes aparecem como quadros febris com aumento da quantidade de muco, que obstrui as vias aéreas causando vários desconfortos. O muco tem normalmente uma função de limpeza das vias aéreas. A febre também acelera processos normais de substituição celular e causa aumento de fluxo sanguíneo nos vários tecidos. Se não tivessemos tanto desconforto nos processos gripais, certamente perceberiamos o bem estar que pode surgir depois de estarmos melhor. Dito isso, devemos cuidar básicamente para que o catarro não fique muito acumulado, pois aí sim podem surgir complicações como otites, sinusites ou até pneumonia.
Para cuidar do acúmulo de catarro: não usar muito antitérmico, pois a febre aquece tudo e ajuda a eliminação; tomar muito líquido (evitar excesso de leite) ;estudos mostraram que canja de galinha ajuda a desobstruir; usar soro fisiológico nas narinas e inalação com soro fisiológico quando necessário. Na minha experiência remédios antroposóficos ajudam a amenizar os sintomas - não por cortarem o processo, mas ajudam enquanto aguardamos a cura com nossas próprias forças.
É importante ressaltar ainda que é no final do processo que a quantidade de secreção aumenta (pela limpeza que está acontecendo), e é nesse momento que devemos estar mais atentos ao acumulo do catarro.
Para a criança que fica muito gripada:
Devemos cuidar principalmente da alimentação, do sono, do ambiente em que ela dorme e brinca e do ambiente familiar. Se tudo isso estiver adequado, considerar a possibilidade de processos alérgicos.

Nenhum comentário: