Vários motivos podem fazer a criança ter evacuações mais frequentes e líquidas. Infecção intestinal, ter comido algo estragado, ou até quadros febris podem aumentar a frequência das evacuações. No geral isso tem um efeito benéfico de limpeza. Nessas situações a mucosa intestinal fica muito sensível ( a mucosa intestinal normalmente se refaz em uma semana!). E é por esse motivo que devemos fazer uma dieta mais leve, sem laticíneos, sem leguminosas, sem carne vermelha. A capacidade de absorção desses alimentos está diminuída e eles serão eliminados com as fezes, piorando o quadro de diarréia. Mesmo quando a criança se recupera, demora mais 2 ou 3 dias para a mucosa se recuperar por completo e a dieta deve ser mantida.
Se a diarréia prolongar muito alguns exames podem ser pedidos.
Dieta:
líquidos: água de coco, limonada, suco de maça, suco de pêra, chá de camomila e erva-doce, gatorate(não muito pois pode desbalancear os sais minerais!).
comidas: arroz branco, purê de batata ou mandioquinha, ou cenoura, frango, macarrão sem molho. Maça e pêra. Pode bolachas salgadas e de maizena.
Um comentário:
Dr., o Sr. acha que o nascimento dos dentinhos tem a ver com diarréia? Os meus dois filhos tiveram diarréia nessa época. Ouvi que é por causa da quantidade de qualquer coisa que eles colocam na boca nessa época, mas não é muita coincidência?
Abraços,
Fernanda
Postar um comentário