Colesterol alto em crianças


Tenho visto com alguma frequência crianças que, por estarem com o peso acima da média, ou por apresentarem antecedentes familiares de hipercolesterolemia, acabam dosando o colesterol e esse vem com níveis altos. O colesterol é produzido no fígado e transportado por lipoproteínas - a de baixa densidade LDL (" colesterol ruim"- que transporta pelas artérias e pode levar a arteriosclerose) e a de alta densidade HDL( "colesterol bom"- que leva as gorduras de volta para o fígado onde serão metabolizadas).
O colesterol aumenta pela ingestão de alimentos ricos em colesterol (que é necessário para o sistema nervoso, sistema conjuntivo e pele), mas principalmente pela ingestão de açucar e gorduras saturadas.
Existe uma controvérsia em se dosar ou não o colesterol de crianças pequenas pois pouco poderia ser feito para de fato mudar a situação, e a criança poderia ficar preocupada em excesso, sem necessidade.
Por outro lado, eu penso que medidas preventivas podem ser aplicadas para crianças de risco, ou que não se alimentam bem.
Essas medidas incluem :
uma dieta adequada
- verduras, frutas e cereais integrais
- leguminosas (feijão, ervilha, lentilha,soja e grão de bico) ajudam a controlar o colesterol
-gorduras insaturadas - peixes, azeites e óleos vegetais, castanhas, amêndoas, gergelim, linhaça
-cuidado com açucar em excesso :bolachas recheadas,...
-cuidado com gorduras saturadas: carnes gordurosas, linguiça, frituras,leite de côco,
manteiga, queijos, creme de leite (dê preferência para laticíneos desnatados ou semi-desnatados).
exercícios físicos e
medidas para reduzir o stress do dia a dia (incluindo menos TV, computador,...)

Nenhum comentário: