Catapora





A catapora acontece principalmente no final do inverno e início da primavera. É uma doença relativamente benigna em crianças pequenas podendo ser mais grave em adolescentes, adultos e pessoas imunodeprimidas e eventualmente em bebês de mães que não tiveram a doença. Aparece até 21 dias após o contágio ( pelas vias respiratórias ou contato com feridas) e é transmissivel até que todas as feridas - que parecem microbolhinhas- tenham casquinha. Dura em geral 5 a 7 dias. A doença pode fortalecer o sistema imunológico mas pode também ser um problema para os grupos de maior risco. A vacina que é dada após 1 ano de vida não traz uma imunidade semelhante à doença e por esse motivo deverá ser repetida por volta dos 5 a 7 anos.
As lesões poderão ser tratadas com banhos de permanganato de potássio ( diluir bem!), eventualmente banhos com aveia ou chá de camomila, e poderá ser usado um talco antisséptico no local das feridas- ou até maizena!
Poderá ser necessário o uso de anti-histamínicos se a coçeira for muito forte e até antibióticos se houver uma infecção de pele importante (ou alguma outra complicação), mas de preferência deverão ser evitados os antitérmicos.

Nenhum comentário: