a respeito da febre

A RESPEITO DA FEBRE

Todos que cuidam de crianças já puderam acompanhar um momento de febre.
A febre aparece em muitos casos de gripes, infecção de ouvido, garganta e várias outras. É na verdade um mecanismo muito usado pelos animais para combater infecções e animais que não conseguem produzir febre a partir de seu próprio corpo como os lagartos e os peixes, buscam lugares mais quentes quando estão doentes. Isso porque a febre faz o sistema imunológico funcionar melhor. No sistema imunológico existem células que produzem proteínas - os anticorpos- que ajudam a eliminar vírus e bactérias não desejados pelo corpo. Existem outras células que destroem células já infectadas e existem ainda células capazes de digerir bactérias e vírus. Todas essas células trabalham melhor em temperaturas elevadas, que acontece nos episódios febris.
É claro que ter febre o tempo todo não é bom , pois a febre consome muita energia e aumenta a perda de líquidos. Porém nas infecções a febre pode ajudar muito. Em um estudo feito numa conceituada universidade americana - John Hopkins School- um grupo de crianças portadoras de catapora, foram divididas em dois grupos, um que tomaram antitérmico a cada 4 horas e outro que não tomou antitérmico no curso da doença - verificou-se que o tempo de recuperação das que não tomaram antitérmicos foi significantemente mais curto quando comparado com o grupo que foi medicado com antitérmico.
Porque usamos então antitérmicos? Desde a descoberta da Aspirina há +/- 150 anos atrás, se percebeu que poderiam ser controlados os sintomas de mal estar que acompanham a febre em algumas pessoas, mas houve certamente um exagero - e continua havendo - pois na tentativa de tirar o desconforto, a febre passou a ser uma vilã e não a tão sabia aliada no combate às doenças.
Muitas pessoas tem medo de que a febre possa danificar o cérebro apesar de isso já ter sido descartado pela ciência e também tem-se o medo de que a febre possa levar à convulsão. De fato em uma porcentagem de crianças a febre pode ser acompanhado de um quadro convulsivo que apesar de aterrorizador para os pais, não deixa nenhum problema futuro. De qualquer forma, é uma situação que pode ocorrer principalmente na hora da subida da febre antes mesmo de pensarmos em dar um antitérmico para criança.
Por esse motivo, queridos pais, ponderem melhor antes de usar um antitermico para seus filhos. É claro que em algumas situações ele será bem vindo mas temos que dar espaço para febre cumprir seu sábio papel que levou milhares de anos de evolução para ser estabelecido.
Vejam mais informações no site da organização mundial de saúde sobre a febre em crianças (em inglês ).

Nenhum comentário: