infecção intestinal


Nessa época do ano (verão) existem muitos casos de infecções intestinais. São situações onde aparece em geral vomitos seguidos de um quadro de diarréia. Duas coisas são importantes nesse momento: primeiro conter o vomito, pois se a criança não parar de vomitar provavelmente ela vai desidratar. Isso pode ser feito com um remédio oral ou supositório. ATENÇÃO - oferecer líquidos em pequenos goles !
Muitas crianças param de vomitar e os pais acham que já estão melhores ( o que pode de fato ocorrer). Mas muitas delas seguem com um quadro de diarréia e deve ser feito uma dieta sem leite e derivados e com arroz branco, batata/mandioquinha, frango, maça ou pêra, bolacha de água e sal, bolacha de maizena. Mesmo após a melhora, a mucosa intestinal demora uns dois dias para se recuperar e nesse período devemos manter a dieta.

Sinais de desidratação: apatia, criança que fica "largada"o tempo todo, mucosas secas, pouco xixi. Se a criança não para de vomitar e/ou apresentar sinais de desidratação deve ser levada ao pronto-atendimento em um hospital.

Nenhum comentário: