QUEM SOU EU + o que é Medicina Antroposófica

Dr Sergio H Spalter
Médico Pediatra, fiz minha residência em Pediatria no Hospital das Clínicas em São Paulo e uma especialização em Alergia e Imunologia no mesmo local. A seguir fiz Mestrado e Doutorado em Imunologia na Universidade de São Paulo tendo trabalhado 1 ano em Nova Iorque (Mestrado) e 1 ano em Paris (Doutorado). Paralelamente a isso estudei Medicina Antroposófica , o que ampliou em muito a minha prática médica.
Trabalhei por 10 anos no berçario do Hospital São Luiz e por 4 anos no Serviço de Pediatria Assistencial do Hospital Albert Einstein. Tenho atendido pais, crianças e bebês há mais de 20 anos em meu consultório. Atendo internações nos vários hospitais e faço parte do corpo clínico do Hospital Albert Einstein. Participo também de vários partos como pediatra/neonatologista.

A Medicina Antroposófica é uma ampliação da medicina acadêmica (não uma alternativa) que considera a saúde física e mental como parte do desenvolvimento biografico de cada indivíduo. Nesse sentido a Medicina Antroposófica busca compreender e tratar o ser humano considerando sua relação com a natureza, sua vida emocional e sua individualidade.
Considera o quadro clínico do paciente - Mas também vai pesquisar como está a vitalidade desse paciente, o seu desenvolvimento emocional e como ele tem conduzido sua vida através dos anos, sua história de vida ou biografia.
A terapêutica envolve o uso de medicamentos produzidos com substâncias da natureza - minerais, plantas e até de alguns animais (abelha, corais) - através de técnica homeopática (diluição e dinamização), de processos específicos da farmácia ampliada pela Antroposofia (como é o caso dos medicamentos à base de metais) e de fitoterápicos. Mas também pode ser necessário o uso concomitante de medicamentos convencionais (alopáticos). Além de remédios, o médico antroposófico também prescreve orientações alimentares, de saúde em geral e de estilo de vida, além da possibilidade de trabalho conjunto com as terapias ligadas à Medicina Antroposófica.

Nenhum comentário: