a criança que vomita

Basicamente uma criança vomita quando comeu algo que estava estragado, ou quando o aparelho digestivo fica muito sensível e inflamado (com a presença de vírus e bactérias) ou quando tosse tanto que vomita. Nos dois primeiros casos vomitar pode ser bom para limpeza e é de fato um mecanismo muito interessante. O problema surge principalmente se a criança é pequena e corre o risco de perder muito líquido, podendo chegar a ficar desidratada. Então temos de dar um anti-vomito ou anti-emético que acaba sendo por boca ou supositório.
Atenção: é importante falar que a partir do momento em que a criança começa a vomitar os líquidos devem ser dados em goles pequenos; se a criança tomar um copo inteiro de água ela vai vomitar novamente!
Nessas situações, mesmo que a criança pare de vomitar o intestino fica ainda sensível por uns 3 ou 4 dias e é por isso que devemos manter uma dieta mais leve mesmo quando a criança já parece ter se recuperado. Se a criança parecer desidratada - muito sonolenta ou irritada, mucosas secas e pouco xixi - e não conseguir melhorar com líquidos em casa, ela deverá ir para o hospital receber líquidos pela veia. Mas se conseguirmos conter os vomitos, provavelmente conseguiremos hidratá-la em casa evitando uma ida trabalhosa ao pronto atendimento.

3 comentários:

Anônimo disse...

obrigado! seu texto ajudou a tomar uma decisão. Abraços

varley disse...

ajudou muito
valeu doutor
tirar uma preocupaçao nao tem preço
grande cortesia!
abraços.

varley disse...

ajudou muito
valeu doutor
tirar uma preocupaçao nao tem preço
grande cortesia!
abraços.