MADRUGADA

Quem é pai ou mãe de filhos pequenos já deve ter percebido que muitos dos problemas aparecem de madrugada. E é muito chato ter que ir ao pronto atendimento nesses horários, mas as vezes é necessário. Como decidir? 
Todas as inflamações aumentam a noite, febres, secreções, dores. Isso ocorre por uma variação natural de hormônios que ocorre nos ciclos do dia e da noite. Por isso   as crianças podem ficar bem e sem febre durante o dia e começarem a reclamar no final do dia, quando a febre tende a subir.
Então, se a criança passou relativamente bem o dia e a febre subiu no final da tarde, possivelmente um antitérmico ou até um banho poderá resolver o desconforto e a criança dormirá mais tranquila. No meio da noite a mesma coisa, se a criança acorda com febre alta, o mesmo procedimento pode ser realizado. 
Em algumas situações a criança poderá acordar com falta de ar . Isso poderia ser causado por uma crise de bronquite  (a criança fica com dificuldade para expirar) ou por uma laringite (a criança fica com dificuldade para inspirar). Nesse caso se você tiver em casa algum corticosteroide receitado pelo seu pediatra, poderia ser usado e a seguir encaminhar a criança para o hospital. Mesmo que ela melhore no caminho , vale a pena ser avaliada. 
Outra situação que merece uma avaliação médica no meio da noite é no caso de a criança apresentar uma dor forte em alguma parte do corpo que não cedeu com o uso de analgésico.
E ainda no caso de a criança apresentar vomitos que não param, principalmente se for pequena, que poderia levar a desidratação.
De qualquer forma, é sempre importante tentar manter a calma para poder ter uma avaliação mais objetiva da situação.

Nenhum comentário: