bronquiolite




A bronquiolite é uma inflamação nos bronquíolos. Quando respiramos o ar passa pelas narinas, traquéia e vai para os bronquios e a seguir, para as ramificações menores dos bronquios, os bronquíolos chegando por último aos alvéolos onde ocorre a troca de ar com o sangue. No outono/inverno aparecem várias crianças no consultório com um quadro de bronquiolite -tosse, respiração curta e chiado. Os bebês são os mais atingidos. Existe uma relação com um vírus particular - o vírus sincicial respiratório -que aparece justamente nessa época do ano. Os bebês costumam pegar o vírus de crianças maiores, irmãos ou nas escolas. O quadro respiratório pode durar 3 a 10 dias e pode ser mais ou menos intenso. Sempre é prudente levar uma criança com a respiração curta para ser examinada, pois outros problemas podem estar presentes. No caso da bronquiolite o tratamento poderá ser feito com inalações e vaporização e nos casos mais graves poderá ser necessário o uso de broncodilatadores e corticóides.
Eu aprendi com a antroposofia a usar o chá de sálvia nas inalações. A sálvia faz parte da família de plantas chamada labiatas, que possue várias plantas medicinais. Podemos fazer um chá com folhas frescas ou secas de sálvia, não muito forte, coar no coador de papel (de café) e misturar meio a meio com soro fisiológico para colocar no copinho do inalador. Essa inalação poderá ser feita várias vezes por dia.

Um comentário:

Aline Roque disse...

Olá Dr. Spalter,

Achei sei blog hoje pesquisando sobre bronquiolite, pois meu bebê tem asma e seguidamente desenvolve bronquiolite. Chegou ao ponto de a pediatra dele dizer que não sabe mais o que fazer com ele, pois todos os tratamentos convencionais possíveis já foram prescritos. No momento, ele está fazendo uso de Avamys, Flixotide e Singulair Baby diariamente, além de tratamento pontual com nebulização com 4 gts de Berotec + 4ml de SF de 6 em 6 hrs e 8ml de Predsim por dia, dividido em duas doses. Já tentamos Desalex, Hixizine, Aerolin spray e inalado, Atrovent e mais tantos outros que já nem me lembro. E ele tem apenas 1 ano e 1 mês! Se possível, gostaria de solicitar mais postagens relacionadas a tratamentos preventivos de asma/bronquiolite para casos crônicos, como o do meu filho. Sinto que tanta medicação não só não está resolvendo o problema dele como ainda está causando alguns efeitos colaterais. Na medida do possível, peço ainda orientações sobre fatores que contribuem para as crises, pois sinto que há algo faltando e os médicos que consultamos não estão conseguindo identificar.

Muito obrigada!