gravidez e nutrição



A gravidez é um momento muito especial na vida das pessoas pois marca a espera de uma novidade, uma nova vida. Um novo ser no mundo que irá transformar a vida das pessoas em volta dele.
Para a mulher que está grávida. É uma experiência muito especial, que movimenta todo seu corpo e misteriosamente abre espaço para outro corpo.
Um bebe que fica protegido no seu mais intimo interior, e a mãe que possibilita essa permanência.
O contato entre màe e bebê é tão extraordinário que ele passam a respirar juntos, se alimentar juntos e participar das mesmas experiências na vida. Uma verdadeira comunhão.
No início o pequeno ser se alimenta de uma reserva especial, da célula ovo e tudo é muito comedido e preciso.
No segundo mês, o cordão umbilical já leva nutrientes e oxigênio para o bebê e recolhe o que não sera mais utilizado, ocorrendo a eliminação através do corpo da mãe. No quarto mês 70 litros de sangue passam por dia pelo cordão umbilical– (no final da gravidez serão aproximadamente 250 litros/ dia!), e uma verdadeira conversa metabólica passa a ocorrer entre o corpo materno e o organismo fetal. As artérias umbilicais, que são duas, deixam o bebê e vão se ramificando cada vez mais até diminutos vasos que se abrem na placenta e se comunicam com o sangue materno. E diminutos vasos que agora levam os nutrientes maternos vão se agrupando em vasos maiores e formam a veia umbilical que permite um grande aporte de vida ao bebê.
O sangue materno quando chega no útero se abre em pequenos lagos que banham os capilares fetais. Esses lagos são renovados 3 a 4 vezes por minuto e são os reservatórios de nutrientes para o feto. Se esses lagos estiverem poluídos, os contaminantes entrarão direto para a veia fetal com uma enorme potência. De fato estudos mostram que no sangue do cordão umbilical já foram encontrados centenas de poluentes/tóxicos que ficam circulando por bastante tempo no sangue dos recém nascidos.
vejam esse interessante site (em inglês) http://www.ewg.org/

Por esse motivo, a decisão do que beber, comer ou que produtos de higiene usar são tão fundamentais para preservarmos a saúde e vitalidade do bebê que vai nascer.

Nenhum comentário: