o papel dos pais

Temos certamente que exercer nosso papel de pai e mãe e principalmente para a criança mais nova, termos claro o que é bom, o que pode e o que não pode. Mas é importante que, além disso, tenhamos momentos de compartilhar, brincar, escutar, se divertir e aprender com a criança.
Observo que, talvez por falta de tempo, por trabalhar muito, o papel de pai/mãe ocupa grande parte do espaço de nossa relação com nossos filhos. A criança pode ficar ou se sentir sem espaço, "sufocada" por um excesso de ordens ou preocupações , e virar literalmente um adolescente antes da hora. Ficar agressiva ou simplesmente parar de ouvir.
Não somos só pais. E a identificação extrema com esse papel pode de fato não ser boa para as crianças.
Sugiro que a medida que as crianças vão crescendo, regras sejam estabelecidas na casa como por exemplo - quando ocorrer algo que não seja correto naquele momento, ocorrerá naturalmente o que a regra mandar. De preferência sem gritos e tensões, simplesmente a aplicação da regra. Isso libera todos na casa de irritações e crises constantes. E sobra mais tempo para o que é importante, as relações mais profundas que podemos ter com as crianças.

Nenhum comentário: