meu filho acorda muito (a noite)

Algumas coisas a serem ditas: na maioria das vezes as crianças dormem o que precisam. O problema é que nem sempre nos horários que devem dormir. Esse devem se refere principalmente a fisiologia do corpo humano, que se acostumou por milhares de anos a dormir com o por do sol e acordar ao nascer do sol (essa parte as crianças respeitam). O problema começa em uma cidade como a nossa, que parece nunca "ficar de noite". Mas o que importa mais para nós pais, é que nós precisamos dormir- e isso deve ser buscado, sem culpas ! Então temos de achar um jeito de não precisar acordar tantas vezes a noite.

O sono aprofunda no início e superficializa, aprofunda e superficializa..... E nessa hora da superficialização a criança pode acordar e VOLTA A DORMIR, a menos que se crie um hábito diferente. Ela pode chorar nessas pequenas acordadas, por estar ainda cansada e se sentir insegura . Mas isso passa logo e a criança volta a dormir. O que acontece é que muitos pais ficam preocupados nesse momento, achando que pode haver algo mais grave e pegam a criança no colo. Em alguns dias se criarão novos hábitos, e a criança na expectativa de ir para o colo chora mais forte se isso nào acontecer.
O que fazer?
Assegurar a criança de que está tudo bem, mas não ficar muito tempo no quarto dela, nem pegar no colo no meio da noite ( a menos que ela esteja doente é claro).
Se a criança vai para o quarto dos pais pedir para ela voltar para o quarto dela. Mas não insistir muito, não dar muita importância e não abrir novos espaços na sua cama. Se não tiver jeito mesmo, coloque um colchão do lado da sua cama. Tudo isso para que vocês pais possam dormir.

Nenhum comentário: