a criança agitada que não para!

Queixa frequente no meu consultório.
Toda criança precisa se sentir segura, confiante e acolhida. Mas tem vários momentos na vida que não conseguimos trazer isso para as crianças. Ou porque a situação está tensa em casa,, ou porque vai nascer um irmão, ou por não termos tempo...... A criança pequena não sabe lidar conscientemente com essas dificuldades. Então, ou ela começa a ficar mais doente ou ela fica agitada e agressiva. O problema é que se nós pais já estamos estressados, esse comportamento da criança nos irrita mais ainda e aí o ciclo se fecha. A criança tende a ficar cada vez mais "chata"e nós pais, cada vez menos tolerantes.
O que fazer?
1. Acolher bastante a criança, reservar um tempo para ela, considerar suas conquistas.
2. Ter regras claras para quando a criança sair do eixo mas - NÃO SE IRRITAR QUANDO A CRIANÇA NÃO CUMPRE AS REGRAS! NÃO FALAR 20 VEZES QUE ELA ERROU E NÃO SER CÍNICO COM ELA - simplesmente aplicar a regra , junto com a criança, sem ficar tenso. Se ela não cumprir a regra? nova regra será aplicada. As consequências devem ser razoáveis. Pense o seguinte: se passamos um farol vermelho levamos uma multa. Ninguém fica bravo com nós o dia inteiro. Simplesmente, teremos que pagar a multa.

4 comentários:

Eduarda disse...

adorei a materia entendi como lidar com minha filha apartir de agora.

stephanie disse...

meu filho tem dois anos e seis meses ele é muito agitado , qd está com sono então a situação piora , ele mexe em tudo se digo não ele olha p mim e põe a mão dez vezes até eu perder a paciencia , agora deu de jogar as coisas controle remoto , brinquedos o q tiver na mão no chão , já conversei com ele não vejo resultado , obs ele é filhounico e não frequenta escolinha pois eu não estoa trabalhando fora. obrigado

Sergio H Spalter disse...

Que bom Eduarda!

Anônimo disse...

zc-preta@bol.com.br